A importância de trabalhar com Projetos Escolares na Educação Fundamental

April 25, 2017

Afinal, o que é um projeto? Segundo Machado (1997 p. 63) o projeto é “Como esboço, desenho, guia de imaginação ou semente da ação, um projeto significa sempre uma antecipação, uma referencia ao futuro”.

O trabalho com projetos cria oportunidades para o professor utilizar diferentes métodos, adequando-os à realidade da sala de aula e da sua turma. O projeto propicia a junção entre as áreas do conhecimento, contribuindo para que a aprendizagem seja significativa. É uma forma lúdica de ensinar.

 

O papel do professor como mediador no desenvolvimento do trabalho e suas contribuições a cada etapa do projeto é extremamente importante.

 

Sobre a mediação do professor, Nogueira afirma que “Se pretendemos que os alunos continuem sendo eternos aprendizes, precisamos instrumentalizá-los com procedimentos que coloquem à prova e desenvolvam sua capacidade de autonomia, e os projetos parecem também ser meios para isso”. (NOGUEIRA, 2008, p.53). Mas essa autonomia acontecerá a partir da mediação na qual o professor verificará a atuação do aluno, suas propostas, as ideias criadas, intervindo quando necessário, pois o professor também é um ser participativo e importante na elaboração do projeto que acontecerá de forma compartilhada em cada procedimento a ser executado, tornando o aluno um ser social que busca perspectivas futuras.

 

O papel do aluno dentro de um projeto escolar deve passar de passivo para ativo e construtor de seu conhecimento, sendo capaz de ir além do assunto proposto, uma vez que, se envolvendo ativamente, aprende melhor, pois está em contato direto com os objetos e meios, de forma lúdica. Os projetos devem ser construídos junto com os alunos para que possa verdadeiramente ser capaz de atender a realidade da escola e, assim, haver aprendizado significativo.

 

É necessário que professores adotem diferentes estratégias e planos que possam contribuir, de maneira significativa, para formação do aluno. É necessário que as atividades sejam lúdicas.  E o trabalho com projetos pode ser uma solução eficaz na busca por novas metodologias, principalmente se construído e pensando junto com os alunos, essa é uma maneira lúdica de desenvolver o aprendizado e torna-lo significativo. O trabalho com projetos, se bem elaborado, discutido e conduzido, pode envolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno tanto na parte cognitiva quanto social. Para tanto, é necessário haver um propósito, o professor precisa estar ciente com o que vai trabalhar e, principalmente, que conceitos, procedimentos e atitudes pretende que o aluno desenvolva trabalhando com o projeto.

 

O trabalho com projetos envolve uma série de ações para se chegar a uma meta, o que exige tempo e dedicação.