Brincadeira é coisa séria

April 10, 2017

 


Porque brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança?


Por que brincando, a criança não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo e aprende através das regras da brincadeira. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. As brincadeiras são excelentes para o desenvolvimento da noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora, da interação com o grupo e tantas outras habilidades podem ser desenvolvidas através do simples brincar.
A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida.  A brincadeira é uma das atividades lúdicas mais prazerosa para o desenvolvimento infantil.
É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. 
Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras. 
Na escola, esse resgate pode ser feito de duas formas: nas aulas de educação física e em gincanas recreativas, que deveriam ser muito mais frequentes nos currículos. Em casa, o brincar pode acontecer do amanhecer à hora de dormir, envolvendo toda a família e até os bichinhos de estimação. 

 

Fonte de Pesquisa Bibliográfica:

 

KISHIMOTO, Tizuko Morchila (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
KRUEGER, Caryl Waller. 1001 atividades para fazer com suas crianças. 5. ed. São Paulo: Maltese, 1995.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo. Cortez Editora, 1999.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Criando hábitos de leitura nos alunos.

February 16, 2018

1/7
Please reload

Recentes

February 19, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga