Sequência Didática

O que são sequências didáticas?

Podem ser consideradas como sequências didáticas o conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, de maneira lúdica, etapa por etapa. São geralmente organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e também de avaliação. Podem ser aplicadas tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.

As sequências didáticas devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar, ou seja, ao propor uma sequência didática o professor deve ter em mente as diferentes atividades lúdicas a serem trabalhadas em sala.

O professor, ao organizar uma sequência didática, pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar bem o gênero a ser trabalhado, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.

As sequências didáticas devem fazer parte de um planejamento didático maior, em que o professor coloca o que espera dos estudantes ao longo do ano. Se o objetivo for desenvolver bons leitores, precisa-se pensar qual desafio em relação à leitura quer apresentar à classe. É preciso organizar as ações de modo que exista uma continuidade de desafios ao longo do ano. Lembre-se: conteúdo é o que você vai ensinar e objetivo o que espera que os alunos aprendam. Portanto a escolha de uma boa sequencia didática faz toda a diferença para alcançar os objetivos traçados.

Em uma sequência didática se incluem atividades coletivas, grupais e individuais. Uma atividade coletiva deve ser proposta quando se quer estabelecer modelos de comportamentos e procedimentos.  Já uma atividade em dupla deve ser proposta quando o professor quiser que o aluno tenha uma interação mais focada, apresentando suas hipóteses e confrontando-as com o outro. Modelos de atividades individuais, por sua vez, permitem à criança verificar os conhecimentos que construiu. 

 

Sugestão de como montar uma sequência didática para um trabalho com gênero textual:

  • Apresentação da proposta

  • Partir do conhecimento prévio dos alunos

  • Contato inicial com o gênero textual em estudo

  • Produção do texto inicial

  • Ampliação do repertório sobre o gênero em estudo, por meio de leituras e análise de textos do gênero

  • Organização e sistematização do conhecimento sobre o gênero: estudo detalhado de sua situação de produção e circulação; estudo de elementos próprios da composição do gênero e de características da linguagem nele utilizada.

  • Produção coletiva

  • Produção individual

  • Revisão e reescrita

Uma sequência didática necessita seguir alguns passos:
1º passo - Apresentação do projeto (Nesse momento o professor apresenta aos alunos a tarefa e os estudos que irão realizar).

2º passo - Produção inicial (Os alunos irão expor o que sabem e pensam sobre o assunto, por meio de produção de texto, conversas, etc).

3º passo - Os módulos (Atividades devem ser planejadas com a finalidade de desenvolver as capacidades do aluno. O professor deve propor atividades diversificadas e adaptadas às particularidades da turma).

4º passo - Produção final (É nessa etapa que é feita a avaliação do que conseguiram aprender no decorrer da sequência didática).

Fonte: MACHADO, A.R.; CRISTOVÃO, V.L.L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 6, número 3. set/dez., 2006

Veja também
Atividades Folclóricas
Atividades de Reforço
Atividade de Arte
Atividades de Ciências
Atividades de Geografia
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
Atividades Datas Comemorativas
Atividades de História - Ensino Fundamental
Atividades Números Ordinais - Ensino Fundamental
Atividades Sistemas de Medidas - Ensino Fundamental
Atividades Números Naturais - Ensino Fundamental
Atividades As Quatro Operações Matemáticas - Ensino Fundamental
Parâmetros Nacionais Curriculares - Educação
Atividades Leitura e produção de textos - Ensino Fundamental
Sequência Didática - Atividades Lúdicas
Atividades de caça palavras - Ensino Fundamental
Atividades de cruzadinhas - Ensino Fundamental
Educação Infantil
100% Seguro
Dados criptografados
Goiânia, Goiás, Brazil