Projetos Educação infantil

Projetos Para a Educação Infantil

Como trabalhar projetos na Educação Infantil?

A BNCC dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como uma etapa essencial e estabelecer direitos de aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos. O documento também inova ao reconhecer essa etapa da Educação Básica como fundamental para a construção da identidade e da subjetividade da criança. Além dos seis direitos de aprendizagem a base estabelece Cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.

Nesse sentido, faz-se necessário elaborar projetos que visem o desenvolvimento da criança.

Como elaborar um projeto de Educação Infantil?

As crianças têm uma forte disposição para explorar e descobrir. Nesse contexto, um projeto de educação infantil é uma excelente ferramenta para que crianças em idade pré-escolar interajam, questionem, conectem-se, resolvam problemas, comuniquem-se e reflitam.

O trabalho por projetos na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento do MEC (Ministério da Educação) no qual estão descritos os parâmetros que orientam a elaboração dos currículos da educação básica.

Pensando nisso, um projeto de educação infantil precisa levar em consideração os eixos estruturantes da BNCC e promover experiências concretas de saberes e conhecimentos, organizadas em 5 campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

O mais interessante no desenvolvimento de um projeto de educação infantil é que não apenas a criança é beneficiada. O professor também ganha muito ao se tornar um investigador das orientações, interesses e da cultura da criança, de sua maneira de encarar o mundo e dos modos como os conhecimentos podem ser aplicados.

Veja nossos projetos:

Projeto Identidade e Autonomia

Projeto: Higiene e Saúde