PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais  

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Eudcação Infantil- Educação Infantil
O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais?

"Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.
Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
O conjunto das proposições aqui expressas responde à necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do País se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos. Essa igualdade implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos, entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes.

A busca da qualidade impõe a necessidade de investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários dignos, um plano de carreira, a qualidade do livro didático, de recursos televisivos e de multimídia, a disponibilidade de materiais didáticos. Mas esta qualificação almejada implica colocar também, no centro do debate, as atividades escolares de ensino e aprendizagem e a questão curricular como de inegável importância para a política educacional da nação brasileira".

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Download Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental - Educação
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Educação Infantil
Veja também
Atividades Folclóricas
Atividades de Reforço
Atividade de Arte
Atividades de Ciências
Atividades de Geografia
Atividades de Ensino Religioso
Atividades Datas Comemorativas
Atividades de História - Ensino Fundamental
Atividades Números Ordinais - Ensino Fundamental
Atividades Sistemas de Medidas - Ensino Fundamental
Atividades Números Naturais - Ensino Fundamental
Atividades As Quatro Operações Matemáticas - Ensino Fundamental
Parâmetros Nacionais Curriculares - Educação
Linguagem Oral e Escrita - Educação Infantil
Natureza e Sociedade - Educação Infantil
Atividades de caça palavras - Ensino Fundamental
Atividades de cruzadinhas - Ensino Fundamental
Educação Infantil
100% Seguro
Dados criptografados
Goiânia, Goiás, Brazil