1º de Abril - Dia da Mentira

1º de Abril - Dia da Mentira

A origem do Dia da Mentira pode estar relacionada com a mudança da comemoração do Ano Novo ocorrida no século XVI.

Pinóquio é uma personagem de ficção cuja primeira aparição deu-se em 1883, no romance As aventuras de Pinóquio escrita por Carlo Collodi, e que desde então teve muitas adaptações. Ele é um boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade. A principal característica da personagem é que o nariz cresce sempre que diz uma mentira. São seus amigos Geppetto (seu criador); Grilo Falante e a Fada Azul. E tem como inimigos: o Gato e a Raposa.

Apesar de ter uma origem incerta, o Dia da Mentira tem algumas histórias que explicam de onde ele veio e o porquê de ter surgido. Uma delas conta que a brincadeira nasceu na França, lá no século 16.

Possivelmente, a origem do Dia da Mentira, pode está relacionada com as mudanças no calendário propostas no Concílio de Trento, em 1548, e implantadas pelo papa Gregório XIII em 1582.

Também é conhecido como o Dia dos Bobos, a brincadeira iniciou-se na França e dispersou-se para outros locais da Europa nos séculos seguintes. Na Inglaterra e nos EUA, por exemplo, o dia é conhecido como “April Fool's Day” ou “All Fool's Day”, significando algo como o "Dia dos Tolos de Abril" ou "Dia de Todos os Tolos". Na Itália e na França é chamado respectivamente "pesce d'aprile" e "poisson d'avril", literalmente "peixe de abril".  Na Alemanha, o 1º de abril é conhecido como Aprilschertz, e foi registrado primeiramente na Baviera em 1618. Na Galiza (Espanha) o dia é conhecido como "Dia dos Enganos". O Dia da Mentira é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.

No Brasil, o dia da mentira é mais recente. O primeiro veículo a adotar a brincadeira foi um periódico que se chamava “A Mentira” em Minas Gerais, que foi veiculado no dia 1 de abril de 1848, trazia como notícia o falecimento do imperador Dom Pedro, o que não havia acontecido, o informativo desmentiu a notícia apenas no dia seguinte.

Apesar de não sabemos ao certo de onde a brincadeira veio, a verdade é que a data é divertida, sendo uma oportunidade única no ano para tirarmos sarro de conhecidos sem julgamento algum.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

Segundo o Dicionário Aureéio Online a palavra mentira significa: " 1ª pess. sing. pret. m-q-perf. ind. de 3ª pess. sing. pret. m-q-Mentir
Dizer o que não é verdade; Dizer o que não se pensa; Enganar; Falhar, malograr-se; Faltar; Não cumprir o prometido ou o que era de esperar.
Fonte: ‹https://dicionariodoaurelio.com/mentira›. Acesso em: 13 Apr. 2017

Veja também
Atividades Folclóricas
Atividades de Reforço
Atividade de Arte
Atividades de Ciências
Atividades de Geografia
Atividades de Ensino Religioso
Atividades Datas Comemorativas
Atividades de História - Ensino Fundamental
Atividades Números Ordinais - Ensino Fundamental
Atividades Sistemas de Medidas - Ensino Fundamental
Atividades Números Naturais - Ensino Fundamental
Atividades As Quatro Operações Matemáticas - Ensino Fundamental
Parâmetros Nacionais Curriculares - Educação
Atividades Leitura e produção de textos - Ensino Fundamental
Atividades de Ortografia - Ensino Fundamental
Atividades de caça palavras - Ensino Fundamental
Atividades de cruzadinhas - Ensino Fundamental
Educação Infantil
100% Seguro
Dados criptografados
Goiânia, Goiás, Brazil