Coordenação Motora

Coordenação Motora

 

A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.  Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra.    

Pode ser classificada nas formas:

Coordenação motora geral: é a capacidade que as pessoas têm de usar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível.
Coordenação motora específica: permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade
Coordenação motora fina: é responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que outros tipos de coordenação motora. 

A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, principalmente, na Educação Infantil, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora. A educação infantil abrange o ensino de crianças de zero até seis anos e uma das habilidades que devem ser desenvolvidas durante essa fase é coordenação motora. 

O professor da educação infantil, deve elaborar atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de todas as coordenações.

 

SUGESTÕES: Para desenvolver a coordenação motora na Educação Infantil - músicas gestuais e danças podem ser usadas para estimular as partes do corpo. Rasgar papéis, modelar massinhas, ligar os pontos, desenhar traços geométricos e pintar dentro dos limites dos desenhos são atividades que auxiliam a evolução das habilidades motoras das crianças. 

 

Fonte: Revista Crescer
   

A coordenação motora é o que nos permite realizar os mais            diversos movimentos coordenados. É a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento como: pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade; pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora. 
Na coordenação motora ocorre através da participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas.

Veja também
logo-atividades-coordenação-motora
logomusica
Atividades Folclóricas
Atividades de Reforço
Atividade de Arte
Atividades de Ciências
Atividades de Geografia
Atividades de Ensino Religioso
Atividades Datas Comemorativas
Atividades de História - Ensino Fundamental
Atividades Números Ordinais - Ensino Fundamental
Atividades Sistemas de Medidas - Ensino Fundamental
Atividades Números Naturais - Ensino Fundamental
Atividades As Quatro Operações Matemáticas - Ensino Fundamental
Parâmetros Nacionais Curriculares - Educação
Atividades Leitura e produção de textos - Ensino Fundamental
Atividades de Ortografia - Ensino Fundamental
Atividades de caça palavras - Ensino Fundamental
Atividades de cruzadinhas - Ensino Fundamental
Educação Infantil